Cópia é a mãe

25 jun

Nada se cria, tudo se transforma. Se na natureza é assim, o que dizer do entretenimento? Novela daqui copiou o seriado acolá que pegou do filme aquele que saiu do livro tal que foi lançado dez anos antes do outro. Quantas vezes você já ouviu isso e ficou se perguntando “afinal de contas, quem inventou o quê?”.

Só que assim: quem se importa? Drama que é drama me faz chorar até no Vale a Pena Ver de Novo. E que atire a primeira pedra quem não chorou em TODAS as vezes que viu A Procura da Felicidade ou Um Sonho Possível. Com piada é a mesma coisa: você não precisa gargalhar todas as vezes, mas ela não vai deixar de ser engraçada só porque você já ouviu mais de uma vez. Para mim, o melhor exemplo disso é Friends. Já assisti tantas vezes que lembro até da roupas que eles usam em cada episódio. Ainda assim, o pior que pode acontecer quando assisto é dar umas risadinhas discretas – daquelas sem som nem nada, só mexendo o canto da boca, sabe? Isso porque, para mim, é o melhor seriado já feito (sim, eu acho melhor que Seinfeld).

E falando em Friends, vocês já devem ter ouvido falar da série How I Met Your Mother. Não tem nada de novo sobre ela e, se não me engano, já está se encaminhando para a oitava temporada. Agora eu acho que as pessoas já se acostumaram com a ideia, mas no começo era um tal de “isso é imitação de Friends” que a pessoa até desanimava. Até por isso que há pouco tempo atrás eu só assistia um episódio aqui e outro ali e ria muito, mas não me dedicava a acompanhar toda a sequência direitinho. Só que um dia desses teve uma maratona e eu, que vi uns cinco episódios seguidos, me apaixonei.

Image

Ok, tem bastante semelhança com Friends: a história se passa em New York; são amigos jovens e descolados que vivem aquela mistura de romance, trabalho, sem muito drama, que não tem como não amar; eles tem o seu lugar cativo na cidade (o Central Perk para os Friends e o ‘bar’ para os HIMYM); tem o cara que procura amor verdadeiro (Ross, Ted), o que é um galinha engraçadão (Joey, Barney), o que vai se casar (Chandler, Marshall)… Tá, são MUITAS semelhanças mesmo. Mas no frigir dos ovos, é o que funciona! Se fossem todos solteirões convictos seria Entourage. Se fossem todos casados seria Rules of Engagement. Se estivessem todos a procura do amor, seria estranho.

Image

De uma perspectiva bem pessoal e nada técnica eu devo dizer que a semelhança está mais no tipo de humor do que qualquer outra coisa. How I Met Your Mother é uma sitcom e, por isso, precisa de todos esses elementos para funcionar. E se o problema for ser muito parecido com Friends, eu devo confessar que morro de saudade deles, então HIMYM tapou um pedacinho do buraco deixado por eles. E o mais importante é que não tem como passar um episódio sem rir. E dá para amar um personagem a cada dia: em dias mais sentimentais eu amo o Ted, em dias cretinos eu amo o Barney, e por aí vai.

Vai por mim, se for uma cópia foi muito bem feita.

(Post por Jeana Mattei)

Deixe um comentário

