Cópia é a mãe

25 jun

Nada se cria, tudo se transforma. Se na natureza é assim, o que dizer do entretenimento? Novela daqui copiou o seriado acolá que pegou do filme aquele que saiu do livro tal que foi lançado dez anos antes do outro. Quantas vezes você já ouviu isso e ficou se perguntando “afinal de contas, quem inventou o quê?”.

Só que assim: quem se importa? Drama que é drama me faz chorar até no Vale a Pena Ver de Novo. E que atire a primeira pedra quem não chorou em TODAS as vezes que viu A Procura da Felicidade ou Um Sonho Possível. Com piada é a mesma coisa: você não precisa gargalhar todas as vezes, mas ela não vai deixar de ser engraçada só porque você já ouviu mais de uma vez. Para mim, o melhor exemplo disso é Friends. Já assisti tantas vezes que lembro até da roupas que eles usam em cada episódio. Ainda assim, o pior que pode acontecer quando assisto é dar umas risadinhas discretas – daquelas sem som nem nada, só mexendo o canto da boca, sabe? Isso porque, para mim, é o melhor seriado já feito (sim, eu acho melhor que Seinfeld).

E falando em Friends, vocês já devem ter ouvido falar da série How I Met Your Mother. Não tem nada de novo sobre ela e, se não me engano, já está se encaminhando para a oitava temporada. Agora eu acho que as pessoas já se acostumaram com a ideia, mas no começo era um tal de “isso é imitação de Friends” que a pessoa até desanimava. Até por isso que há pouco tempo atrás eu só assistia um episódio aqui e outro ali e ria muito, mas não me dedicava a acompanhar toda a sequência direitinho. Só que um dia desses teve uma maratona e eu, que vi uns cinco episódios seguidos, me apaixonei.

Image

Ok, tem bastante semelhança com Friends: a história se passa em New York; são amigos jovens e descolados que vivem aquela mistura de romance, trabalho, sem muito drama, que não tem como não amar; eles tem o seu lugar cativo na cidade (o Central Perk para os Friends e o ‘bar’ para os HIMYM); tem o cara que procura amor verdadeiro (Ross, Ted), o que é um galinha engraçadão (Joey, Barney), o que vai se casar (Chandler, Marshall)… Tá, são MUITAS semelhanças mesmo. Mas no frigir dos ovos, é o que funciona! Se fossem todos solteirões convictos seria Entourage. Se fossem todos casados seria Rules of Engagement. Se estivessem todos a procura do amor, seria estranho.

Image

De uma perspectiva bem pessoal e nada técnica eu devo dizer que a semelhança está mais no tipo de humor do que qualquer outra coisa. How I Met Your Mother é uma sitcom e, por isso, precisa de todos esses elementos para funcionar. E se o problema for ser muito parecido com Friends, eu devo confessar que morro de saudade deles, então HIMYM tapou um pedacinho do buraco deixado por eles. E o mais importante é que não tem como passar um episódio sem rir. E dá para amar um personagem a cada dia: em dias mais sentimentais eu amo o Ted, em dias cretinos eu amo o Barney, e por aí vai.

Vai por mim, se for uma cópia foi muito bem feita.

(Post por Jeana Mattei)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: