Casa Cor Rio Grande do Sul 2012

12 jul

Até 24 de Julho acontece a 21ª Casa Cor RS, em Porto Alegre. Cerca de 100 profissionais expõe 60 ambientes. O tema da Casa Cor este ano é “Moda, Estilo e Tecnologia”. Aqui em Porto Alegre foram homenageados grandes estilistas, como o gaúcho Rui Spohr, o alemão Karl Lagerfeld e o britânico Alexander McQueen.

Eu vou todos os anos conferir a Casa Cor e sempre vale a pena. São muitas tendências e ideias em um lugar só. Aconselho quem está afim a colocar um sapato confortável (são duas casas e se você é como eu e quer olhar tudinho vai ficar umas 3 horas lá dentro) e ir apreciar as lindezas que tem por lá.

Falando em tendências, as cores que mais apareceram foram o amarelo, vermelho e o vinho. O que garantiu muita vida e aconchego aos ambientes.

Para quem não pôde ir (e pra quem foi e quer ver tudo mais uma vez), vamos conferir alguns ambientes.

Um dos primeiros ambientes, e que eu particularmente adorei, é o Trabalho em Casa das arquitetas Adriana Ribeiro e Vanessa Heck. O ambiente não é muito grande, mas cheio de elementos gaúchos, madeira e uma estante amarela que é um dos charmes do ambeintes. Eu adoraria trabalhar aí!

Olha a estante! Demais né? A mesa de vidro dá uma leveza ao ambiente e as cadeiras Charles Eames com assento em polipropileno e pés de madeira receberam pelegos de ovelha para ajudar a aquecer nos dias frios.

Estar do Rui, projetado pelo arquiteto Ney Nunes, uma homenagem ao estilista gaúcho Rui Sphor . A parede atrás do sofá foi decorada só com desenhos exclusivos do estilista, e na outra parede destaque para um vestido criado pelo estilista especialmente para a mostra. As mesinhas de centro amarelas são da Fasolo Casa e a poltrona é de couro ecológico.

Espaço Banho do Hóspede das arquitetas Paula de Azevedo, Fernanda Lima e Flávia Bastiani. O banheiro tem só 4,20 m² mas foi um dos mais bonitos que eu vi. Muita tecnologia aliada a beleza, revestimentos de muito bom gosto que casam entre si: parede revestida de pastilhas vitrificadas na cor bronze – a mesma cor do vidro (da Vittro) que se estende até o forro, além do papel de parede amarelo da Manja Bosco. A bancada em dois níveis se estende até o box, feita com o mármore “Bronze Armani” e Silestone Unsui. As louças e os materiais são da Spacio Del Banho. Achei um luxo só!

O dormitório do casal foi projetado pela arquiteta Rossaline Dal Ben, da Rossi Design. A proposta foi aliar tecnologia e natureza. Os móveis ecológicos foram feitos a partir de lâminas de garrafas pet prensadas à iluminação são da marcenaria Lamiecco. A iluminação têm design exclusivo e utiliza sistema led, escolhido pelo baixo consumo de energia – Um led tem vida útil aproximada de 30.000 horas, o equivalente a cerca de 10 anos de uso. O sistema de iluminação foi fornecido pela Fiorio. A parede de fundo são painéis com desenhos em baixo relevo e iluminação embutida. A parede lateral é espelhada – ampliando o ambiente. Os pendentes de cristal e vidro conferem mais glamour ao ambiente e são da artista plástica Bia Macedo .

O Dormitório da Moça foi projetado pelas arquitetas Luciana Sudbrack Born e Denise Filizola do Nascimento da Led Arquitetura. O espaço é super clean, os móveis tem design diferenciado e os objetos coloridos finalizam a decoração. A parede atrás da cama é o ponto alto, um revestimento que imita rolhas, e quem diria, as rolhas ficaram ótimas no quarto feminino!

O dormitório de hóspedes foi criado pelas arquitetas Mariana Fogliato, Luise Rabelo, Luciana Belloti e Giovana Muller. Pode ser um dormitório, um gabinete, estar ou home office. Afinal, não é todo mundo que pode se dar ao luxo de ter um ambiente que serve só para receber hóspedes. As cores de destaque são o laranja e o azul. O futton serve de cama ou de sofá e está sobre um tablado de madeira. Várias peças de design foram usadas, e os quadros sobre a bancada deixaram a decoração mais descontraída e bonita.

Esse é o Dormitório da Menina e é uma fofura só! Foi projetado pelas arquitetas Adriana Moretti e Gabriela Miguel. O espaço foi pensado para uma menina de 6 anos, tem 20m² e foi separado em três zonas: vestir, dormir, brincar e estudar. É super funcional e feminino. Cheio de texturas diferentes que se harmonizam e não fogem da cartela de cores: rosa, lilás e azul. Tecido na cabeceira da cama, nas paredes e adesivos aplicados na porta do armário (ótima ideia, assim quando a criança crescer é só tirar ou trocar).

Gabinete McQueen, idealizado pelo designer de interiores Johnny Thomsen e obviamente é inspirado no estilista britânico Alexander McQueen. Esse ambiente recebeu o prêmio originalidade da Casa Cor RS 2012. A cortina em xadrês escocês faz referência à origem do estilista, móveis de design são da Faro Design, iluminação intimista e focada, além o lustre “Explosão” da Ilse Lang, também fornecido pela Faro Design que marca a originalidade do ambiente. Os quadros são gravuras originais das páginas do livro “Alexander McQueen: Savage Beauty” do Metropolitan Museum of Art de Nova York. Aliás, o ambiente me lembrou muito a “beleza selvagem” das criações de McQueen.

Isso é o que eu chamo de um lavabo ousado! Trabalho assinado pelos arquitetos José Pedro Maciel, Maira Maciel e Julia Maciel. As paredes foram revestidas com porcelanato bronze que contrasta com a bancada em pedra sintética na cor coral. As louças são em marrom fosco e os metais são dourados. A poltrona francesa em madeira esculpida e finalizada com folha de ouro envelhecida tem estofado em veludo molhado vermelho.

Esse é o espaço Rock’n office, da arquiteta Mariela Felippetti. Uma mistura de estilos, materiais e objetos que deu muito certo. Adorei a estante vermelha com linhas retas e inclinadas e a maneira como os livros estão organizados – nada certinhos.

Ambiente Salon Paris, dos arquiteto Sandro Jasnievez. A ideia é um ambiente que remete à Belle Époque francesa. O requinte é garantido pelos tecidos, como veludos, sedas, pelos tons dourados, pelo capitonê nos estofados, pelo uso de cristais. As poltronas clássicas Chesterfield são Sérgio Bertti e têm estrutura em madeira laqueada e revestimento em veludo molhado italiano. A luminária central de design de Ron Gilad é da Dear Ingo.

Aqui mostra um detalhe que eu achei o máximo. Atrás da estante – que é vazada – tem franjas de tecido bem fininho. Ficou super charmoso e é fácil de fazer.

E vocês o que acharam? Ficou longo o post, mas Casa Cor é só uma vez por ano!

CASA COR RIO GRANDE DO SUL 2012

Período
05 de Junho a 24 de Julho

Local
Av. Carlos Gomes, 1130 – Bairro Três Figueiras

Horário
Terça a Quinta: das 15h00 às 21h00
Sexta a Domingo: das 12h00 às 21h00

Ingresso
Terça a Quinta: R$ 22,00
Sexta a Domingo: R$ 25,00
Meia Entrada: Estudantes e Senior (acima de 60 anos)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: