Cinco coisas para se fazer em São Paulo

6 ago

São Paulo, a terra da garoa, a capital financeira do Brasil, o berço do café pingado e do pão na chapa, o lugar do trânsito infernal com a maior mistura cultural, gastronômica e econômica do Brasil. O que fazer quando se está em São Paulo? Eu vou dar cinco dicas para vocês, baseadas nesse meu último fim de semana.

1. No quesito gastronomia:

Fique impressionado com a quantidade de opções de alimentação. Para quem mora em Porto Alegre, ou ainda mais no fim do mundo, e é obrigado a escolher uma das três opções que sempre lhes são oferecidas, fica fácil se chocar com a variedade gastronômica desta metrópole. Tem churrasco, tem comida tailandesa, tem pizza, tem italiana, tem sushi a dar com pau, tem de tudo. Uma das coisas que eu mais gosto de fazer é dar uma de Anthony Bourdain e dizer “restaurantes famosos são superestimados” e aí ir na feirinha da Liberdade e me empaturrar com comida de rua. Depois, pegar uma intoxicação alimentar e ficar três dias me perguntando por que diabos não fui numa porcaria de um restaurante famoso.

Imagem

2. No quesito cultura formal:

Vá ao MASP, ao MaM, à Pinacoteca do Estado, assista a uma peça incrível de teatro. Enquanto isso, se queixe da pouca variedade de cultura que Porto Alegre oferece, dizendo “se eu morasse aqui iria ao teatro uma vez por semana”. Depois se dê conta que você provavelmente não iria ter R$ 150,00 por semana para gastar com teatro e que nunca foi ao Iberê Camargo.

Imagem

3. No quesito cultura popular:

Faça um estudo antropológico do jovem paulistano e se pergunte POR QUÊ, DEUS? POR QUÊ?

Eu não estou falando de TODOS, estou falando daquele cara que usa camiseta Abercrombie bem justinha, que ‘treina’ na academia, que só frequenta áreas VIP de festa sertaneja e que fala ‘mó balada top, meu’.

Marcelo Adnet representa este sujeito com maestria, veja aqui:

Neste quesito da cultura popular, acho que preciso incluir os passeios pelos centros populares de compra, vulgos 25 de março e Zé Paulino. Acho que não é uma ida a São Paulo sem um debate longo sobre as vantagens e desvantagens de ir a esses lugares. Você corre o risco de ser assaltado e de pegar ebola mas, ao mesmo tempo, paga 1/3 do que pagaria em outros lugares por coisas que você provavelmente não vai usar. Enfim, é sempre um debate longo.

4. No quesito álcool:

Explore, experimente, maravilhe-se com essa magia que São Paulo oferece no quesito álcool. Você pode, por exemplo, provar drinks que são o resultado da mixologia, a verdadeira arte de combinar ingredientes em bebidas alcóolicas. É sério, gente. Eu não sabia até pouco tempo atrás, mas existem pessoas que realmente estudam isso e fazem bebidas sensacionais. É mais caro do que tomar uma caipirinha de Pitú na praia, mas vale a pena. Um lugar pra fazer isso é o Sub Astor, um bar na Vila Madalena bom demais (para mais informações, acesse o site dos Destemperados, eles sabem mais do que eu). Você também pode explorar o lado pobre da coisa e tomar jurupinga, uma pinga de uva amada por universitários. Não recomendo. Mas, você pode.

5. No quesito meios de transporte:

Odeie carros, odeie barulho de carros, queira muito um carro legal como aquele que acabou de passar. Odeie helicópteros, odeie o barulho de helicópteros, sonhe em ter um helicóptero só para fazer a Kim Kadarshian chegando no heliponto de vestido esvoaçante.

Ache descolado andar de metrô, ache de primeiro mundo e incentive essa ideia. Aí lembre que você é meio claustrofóbica e entre em pânico no metrô, quando bate aquele vento com aquele barulho que mais parece que os Cavaleiros do Apocalipse estão chegando.

E caso não tenha ficado claro, eu amo São Paulo.

(post por Jeana Mattei)

Deixe um comentário

