Israel ama Irã | Não estamos prontos para morrer em sua guerra

3 set

Desde a Revolução Islâmica, de 1979, e o estabelecimento da República Islâmica, o Irã cortou todas as relações diplomáticas e laços comercias com Israel, recusando-se a reconhecê-lo como Estado. Mais recentemente, a tensão entre Irã e Israel tem crescido significativamente, percebendo a história de animosidade das duas nações rivais, em março deste ano, surgiu a campanha anti-guerra “Irã ama Israel” (que também é conhecida como “Paz e Amor”), o objetivo é trazer segurança mútua, paz e reconciliação entre os povos.

A iniciativa foi lançada por Ronny Edry e sua esposa Michal Tamir, moradores de Tel Aviv, que decidiram exprimir seus sentimento a respeito do conflito. Eles publicou um pôster no Facebook de uma foto com sua filha junto a mensagem: “Iranianos. Nós nunca bombardearemos seu pais. Nós amamos vocês.”. A reação foi imediata e a mensagem compartilhada por milhares de pessoas, em menos de dois dias, começaram a aparecer respostas do povo iraniano, como: “Meus amigos israelenses. Eu não odeio vocês. Eu não quero guerra. Amor e Paz.”.

 

A troca de mensagens pacifistas entre povos á beira de conflito ganhou repercussão mundial, em uma semana a fanpage recebeu quase um milhão de acessos, a maioria dos Estados Unidos e da Europa, onde foram criadas campanhas semelhantes.

Israel Love Irã

Surgiu, a partir disso uma campanha de crowdsourcing com o objetivo de levantar fundos para espalhar ainda mais esta mensagem de amor e paz. Rapidamente a quantia inicialmente prevista de U$7.500 foi superada. Ao todo, U$ 30 mil foram doados por pessoas contrárias à guerra. Munidos de muita boa-vontade, apoio e doações de diversas partes do mundo, Ronny e vários voluntários continuam trabalhando para não deixar a chama de paz e respeito se extinguir.

Entre algumas das ações desenvolvidas para conectar Israel e Irã, está o projeto Coffe With You, que une fotografias de pessoas de ambas as nações, representando um momento de confraternização. No website www.israelovesiran.com, cidadãos são convidados a contar suas histórias, e a fanpage continua ativa, recebendo fotos de todas as partes do mundo diariamente.

A história de Ronny nos mostra que uma atitude simples junto a boa intenção de paz e cooperação entre pessoas comuns, é capaz de superar qualquer diferença ou conflito. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: