Colaboração | Residência artística, itinerante e gratuita.

3 out

Acordei num dia ‘do bem’. Não de bom humor nem muito feliz/satisfeita com os mais diversos aspectos da vida. Apenas ‘do bem’. Em outras palavras, tentando transformar algumas frustrações pessoais em vontade de fazer coisas boas para outras pessoas. E procurando uma maneira de fazer isso, eu comecei a perceber uma vontade similar em outras pessoas.

E vai lá, não estou falando de assistencialismo nem de caridade, o que também poderia ser um bom tema. Estou falando dessa aura de colaboração que eu vejo tomando conta da Geração Y. Não como numa atitude de ‘vou fazer um favor para você’, mas num movimento que parece gritar ‘estamos todos juntos neste barco, então vamos fazer juntos?’.

Pode parecer uma grandessíssima bobagem, mas a cooperatividade está deixando de ser tendência para se tornar um estilo de vida já solidificado. Quando li sobre a Awesome Foundation, lembrei de um projeto que começou há pouco tempo aqui em Nova York, com a iniciativa de artistas brasileiros. É um projeto chamado Residência Temporário (assim mesmo, sem concordância).

Image

A Temporário é um projeto criado por artistas independentes, que se mantém com a ajuda de patrocinadores. Funciona mais ou menos assim: alguém oferece moradia a um artista de passagem por Nova York, São Paulo, ou qualquer outra cidade. Este artista se encarrega do cuidado e manutenção da residência e ainda recompensa seu ‘anfitrião’ com algumas de suas obras no final de sua estadia.

A ideia principal é que imóveis em desuso sejam aproveitados como um espaço de expressão criativa, experimentação e convivência. O projeto mantém portas bem abertas para curadores, artistas iniciantes e propostas experimentais, pois a ideia é justamente trocar ideias e experiências relacionadas à arte, incentivando a produção artística aqui e no Brasil.

Não posso negar que o projeto parece confuso e um pouco inconsistente em alguns aspectos, o que provavelmente vai se moldando melhor com o tempo. De qualquer forma, acho sensacional uma iniciativa que tem como objetivo simples e puro fomentar a arte.

Por fim, fica o recado: se você está aí sentado no sofá pensando no que fazer pra deixar esse pequeno pedaço de terra no qual vivemos mais legal, vou lhe dizer só uma coisa: quem procura acha, quem quer faz acontecer.

Para mais informações sobre A Temporário, acesse o tumblr deles.

(Post por Jeana Mattei)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: