Top 5 | Livros Motivacionais

11 dez

Eu normalmente rio de livros motivacionais. Mas tem horas em que você precisa ler um (e aí tudo faz sentido e parece muito bonito). Ainda acho que tem uns bem horríveis. Mas alguns poucos merecem meu respeito e realmente me ensinaram alguma coisa. Será que devo mesmo chamar eles de motivacionais? Ou instrutivos? Ou ‘lições pra vida’? Enfim…

Então resolvi fazer o Top 5 dos Livros Motivacionais. Mas vamos combinar que estão todos empatados, porque realmente não consigo dizer qual é o número 1 e qual é o número 5: tudo depende do momento que você está vivendo e do tipo de ensinamento que você precisa ouvir.

pilha_de_livros

Lá vamos nós:

O pequeno príncipe – Antoine de Saint-Exupéry


Eu confesso que passei 22 anos da minha vida ouvindo as pessoas falando desse livro sem ter ideia do que se tratava. Tudo por culpa de uma professora desgraçada que abordou a obra de uma maneira simplória e errada, o que me fez achar que era infantil e sem muito propósito. Há poucos dias atrás eu li e entendi o porquê de este ser um livro passado de geração em geração. Ele traz à tona nossas falhas mais comuns como seres humanos: do comodismo ao materialismo. Acredito que este seja um livro pra ser relido de tempos em tempos, especialmente quando entramos naquele modo automático: vivemos dia após dia sem nos perguntar as razões que nos levam a agir como agimos. Ok, grande novidade, estou falando de um dos livros mais cultuados do mundo. Mas se você, como eu, até poucos dias atrás, subestimava essa obra eu aconselho: dê uma chance e, em menos de um dia, você vai mudar seu conceito sobre muuuuitas coisas.

Ele não está tão a fim de você – Liz Tuccillo & Greg Behrendt

Do clássico ao mundano – que atire a primeira pedra que nunca passou pelas situações descritas neste livro. Acho que ele vai muito além da questão ‘draminha romântico cotidiano’ e te ensina a ser uma pessoa prática e objetiva, mais preocupada em se sentir em paz e feliz do que desfilar com o príncipe encantado. Mesmo com um pouquinho de vergonha, eu tenho que admitir que ainda releio este livro vez ou outra pra me relembrar que nosso ego é um grandessíssimo filho da mãe. Quando a questão é relacionamentos, em 90% das vezes nós buscamos aceitação e aprovação – de uma maneira geral e não daquela pessoa em específico como gostamos de pensar. Em outras palavras, geralmente queremos apenas nos certificar que somos bons o suficiente, ainda que o outro não seja bom o suficiente para nós. Deu pra entender? Não? Então lê o livro.

A última grande lição – Mitch Albom

Bem, bem auto-ajuda. Mas chorei em cada capítulo e estou escrevendo um lembrete para mim mesma escrito ‘reler assim que as férias chegarem’. Este livro aborda o ciclo da vida de um jeito tão maravilhoso que não tem como explicar. Existe um filme homônimo, mas eu recomendo o livro como texto de cabeceira, mais uma vez, para os momentos em que a gente fica com aquela preguiça de viver e foca em apenas sobreviver. Ele é basicamente o relato de um jornalista que acompanha um senhor com uma doença terminal – e que de alguma forma mostra que está mais vivo do que o saudável jornalista. Apenas leiam. E comprem uma caixa de lencinhos.

Quem mexeu no meu queijo? – Dr. Spencer Johnson

Outro famoso que quero e preciso reler. Ele fala sobre mudanças: como as vemos e como deveríamos vê-las. A metáfora dos ratinhos no labirinto nos representa, como reles seres humanos, preocupados com o queijo (nossa felicidade, zona de conforto, ambição, como quiser) e quão frustrante pode ser quando aquele queijo já não está mais onde gostaríamos. Pra qualquer pessoa passando forçadamente por um momento de mudança ou querendo chutar o pau da barraca.

Why men love bitches? – Sherry Argov

Mais uma vez, o ordinário mundo dos relacionamentos. Serei muito breve: esse livro te faz acordar para o mundo do respeito próprio. Não é sobre como fazer homens rastejarem aos seus pés. É sobre como parar de ser idiota e entender, de uma vez por todas, que o mundo não pode girar em torno do outro. Recomendo para todas as mulheres. Homens, não há nada nesse livro que você já não saibam.

Leiam. Uma semana bem inspirada para todos!
(Post por Jeana Mattei)

 

 

 

Deixe um comentário

